A DOENÇA DO ALCOÓLISMO

Alcoólicos Anónimos não define o alcoólismo de maneira formal,poderia ser descrito como uma compulsão física combinada com uma obsessão mental.O alcoólismo é uma doença que é pregressiva e nunca pode ser curada,mas como muitas outras doenças ,pode ser parada.

O.M.S

A Organização Internacional de Saúde catalogou a Doença doAlcoólismona seççao 303 DOENÇAS NÃO TRANSMISSIVEIS .Substituiu o termo ALCOÓLISMO pela SÍNDROME DE DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL.”Oalcoólismo é uma doença pregressiva,incurable e mortal”

PUBLICAÇÕES MÉDICAS

Publicações médicas de prestígio como “HARRISON ,Princípios de Medicina”e”KELLEY.Medicina Interna”lidam com a questão do alcoolismo.

HARRISON

Décimo quarto parte:Doenças Neurológicas

Quinta seção : Alcoólismo e farmacodependência.

“O 90% das pessoas bebem álcool,entre 40% e 50% dos homens têm problemas temporários induzidos pelo álcool,e 10% dos homens e entre o3% e 5% das mulheres têm problemas de álcool gerais persistentes(alcoólismo).O alcoólatra típico tem familia e trabalho;apenas 5% se adecua o esteriotipo de desadaptativo.”
Na seção sobre “Tratamento ou rehabilitaçãode alcoólatras”,menciona:
“Alcoólicos Anónimos é um grupo de ajuda mútua para a recuperação de alcoólatras(homens e mulheres que pararam de beber,mesmo muitos anos atrás),que oferecem um modelo efetivo,mostrando que a abstinência é possível,facilita um grupo de companheiros abstêmios e posibilita a intervenção em a crise quando aumenta o desejo de beber.Seja cual for o tipo de programa de reabilitação planejado ,o alcoólatra deve ter a posibilidade de se jumtar a Alcoólicos Anónimos”

KELLEY

Parte X :Seção de neurologica 2 ª:Desordens do sistema nervoso.

Capitúlo 470:Alcoólismo e suas complicações neurológicas
“Define o alcoólismo como uma desordem caracterizada por padrões persistentes e progressivos de comportamento anormal da busca do álcool,que com o tempo,produzem tolerância e dependência psicológica e fisiológica.

Capitulo 492:Abordagem do paciente alcoólico
“A história de contato prévio com Alcoólicos Anónimos (AA)está associada a um prognóstico favorável;portanto,todos os pacientes devem ter a possibilidade de participar num grupo de AA como um grupo de ajuda prolongado.

ALCOÓLISMO E SEUS EFEITOS
(LITERATURA 24 HORAS)

Não e inventar o fio preto reconhecer que,em algumas ocasiões,ate mesmo antigos militantes de ALCOÓLICOS ANÓNIMOS ,confundem os termos ,embora estes dentro da literatura apareçam claros.A doença do alcoólismo é reconhecida pelo nome do seu principal sintoma.É um termo genérico que se chama esta doença misteriosa:doença de personalidade,doença da alma,doença do espírito.

De fato,o alcoólismo é uma das doenças mais complexas,crúeis e insidiosas que afligem a humanidade:DOENÇA INCURÁVEL,PROGRESSIVA E MORTAL.
Alcoólico é aquela pessoa que perdeu a capacidade controlar os seus grolos.No final de 1934 ,o Dr.William Silkworth desenvolveu a teoria de que o alcoólatra sofre uma verdadeira alergia ao álcool,isto é,a ação do álcool em nós,alcoolicos doentios,é a manifestação de uma alergia;O fenômeno do desejo imperativo de beber álcool só se apresenta em nós,alcoólatras problemas.Ou seja,nenhum paciente alcoólatra pode usar o álcool con segurança.

O principal sintoma do bebedor problema é que o fazer contato com o álcool,desperta uma verdadeira compulsão por seguir bebendo,um desejo imperioso na qual a forza de vontade diminui e o senso comun é perdido.

O Alcoólico é um ser isolado,condenado irremediablemente a morrer pelo alcoólismo das formas imagináveis e cruéis que causam estas doençãs fatais,esse isolamento,é o pior de todos os existentes:condiciona irremediável o alcoólatra,mais ese alcoólatra ,também , em sua queda,em sua gradual degradação,prejudica os seres que dizem mais querer.Impotência frente o álcool ,a frustração e o ressentimento são comuns no mundo íntimo do alcoólatra .Não e arriscado ,em tais condições ,afirmar a existência de uma contaminação neurótica que afeta a toda a plantão familiar:mães desesperadas,esposas frustadas,crianças ressentidas,tudo misso constitui o drama diario da doença alcoólica.

Embora possa haver opiniões contra,e sabendo que ninguém é a voz pura de ALCOÓLICOS ANÓNIMOS,muitos de nós estabelecemos como uma diferença entre o bebedor problemático e o que não é,que: O BEBEDOR SOCIAL BEBE PARA APRECIAR O ALCOÓL É O DOENTE ALCOÓLICO BEBÊ PARA ESCAPAR DA REALIDADE,obviamente enfatizando que o processo compulsivo que é desencadeado com a primeira Copa é definitivamente o sintoma mais característico desta doença,éo denominador comum mais óbvio,o famoso”JA ESTOU QUENTE”do jargão do bêbado.

ALCOÓLISMO E ALCOÓLATRAS

Não muito tempo atrás ,o alcoólismo era considerado um problema moral.Hoje,muitos o consideram principalmente como um problema de saude.Para o mesmo bebedor problema o alcoólismo sempre será um assunto intensamente pessoal.O alcoólatra que vai A.A. Ele muitas veces faz perguntas relacionadas ao seu caso,seus medos e suas experiências de melhorar sua vida.

Que é o alcoólismo?

Há interpretações diversas e muito diferentes do alcoólismo.

A explicação que parece mais correcta para a maioria dos membros dos A.A.é que o alcoolismo é uma doença,uma doença progressiva que não pode ser curada ,mas que ,como muitas outras doenças,pode ser contida.Além disso,muitos dos A.A. acreditam que esta doença é a combinação de uma alergia física ao alcoól e uma obsessão com o consumo,independentemente de suas consequências,e que é impossível conter apenas com a força de vontade.

Antes de sentir a influência de A.A.,muitos alcoólatras que não conseguem parar de beber são considerados moralmente fracos ou,em alguns casos,sentem-se vítimas de algum desequilíbrio mental.A.A.acredita que os alcoólatras são mais bem doentes que podem melhorar a sua doença seguindo um programa simples que foi efetivo para mais de um milhão de homens e mulheres.
Uma vez que o alcoolismo apreendeu um indivíduo,não se pode dizer que a vítima está cometendo uma falha moral.Nesse estado,o alcoólatra não pode usar seu poder de vontade,porque ele já perdeu a capacidade de decidir se usa o álcool ou se ele se abstem do álcool.O importante,então,é enfrentar a doença e usar a ajuda que é fornecida para combatê-la.Também deve haver um sincero desejo de se recuperar.A experiência mostrou que o programa de A.A.é efetivo para cualquer alcoólatra que tenha desejos sinceros de parar de beber; Geralmente não produz resultados para o homem ou a mulher que não tem absoluta certeza de querer desistir do álcool.